Plataforma e Arquitetura
Arquitetura Imprimir E-mail

O sistema ERP Fenix foi desenvolvido buscando ser seguro, estável e flexível.

Utilizamos exclusivamente ferramentas de software livre de padrões abertos como C ANSI, Harbour, Java, PHP e Shell Bash em ambientes operacionais POSIX (Preferencialmente Linux Red Hat ou CentOS) para servidor e sistemas de bancos de dados relacionais,  com os dicionários de dados bem cláros e disponíveis aos clientes para geração de relatórios personalizados. Em clientes o sistema pode ser executado em praticamente qualquer sistema operacional.

O sistema é composto por:

Fenix CORE

As principais rotinas do sIstema são executadas totalmente no servidor de aplicação, com controle de transações, e disponibilizada em modo semi-gráfico, terminal padrão ANSI, onde somente tela e comandos de teclado e mouse são trafegados pela rede em modo texto. O que traz extrema rapidez, segurança e requisitos mínimos de largura de banda de comunicação, possibilitando mesmo cmo conexões baixas, acesso de varios terminais remotos simultâneos.

 

Impressão de Relatórios em TXT e HTML.

Todos relatórios podem ser emitidos em txt, para impressoras matriciais ou html para impressoras gráficas.

 

Fenix WEB

Relatórios, Funcionalidades de exportação de arquivos e Bussines Inteligence estão disponíveis em módulos neste ambiente

 

Fenix Ferramentas Administrativas

Diversas ferramentas para automação de rotinas de suporte como atualização, manutenção de base de dados, exportação de arquivos, gerenciamento de usuários.

 

Tarefas Agendadas

Uma série de ferramentas foram desenvolvidas em linha de comando para criação de rotinas e scripts que possam ser automatizados com os sistemas de agendamento de tarefas como o Cron. Atualização e gração de listas de preços, integração on-line com parceiros, rotinas de backup entre outras.

 

Abstração e Independencia de Banco de Dados

O core do sistema é desenvolvido com a consagrada arquitetura de abstração de dados RDD, que possibilita utilizar diveros SGDBs consagrados como:

- Oracle
- MS SQL Server
- DB2
- Postgres
- Caché
- MySQL
- Firebird / Interbase
- Sybase
- CA-Ingres
- ADABAS

 

Segurança na Autenticação de Usuários

O sistema possui um controle de usuários, que podem ser autenticados por um sistema próprio ou pelo sistema PAM (Pluggable authentication modules) que integra múltiplos esquemas de autenticação como: Servidores Padrão LDAP, Serviços de Domínio Active Directory do Windows Server,  RADIUS entre outros.
No controle de usuários do sistema, cada usuário possui seu set de habilitações para cada rotina, função ou permissão. Como cadastros, relatórios ou decisões como alteração de preços, limite percentual de descontos e limites em valores de crédito concedido, por exemplo.

 

Segurança na Comunicação

Além da arquitetura onde somente dados da tela que o usuário vê durante a operação, e comandos de teclado e mouse trafegarem pela rede, o sistema conta para conexão com um sistema de conexão criptografata que utiliza o OpenSSH implementação do SSH versão 2 que utiliza as criptografia forte (3DES, Blowfish, AES, Arcfour) como porta única para trafegar todos os dados de todos os recursos, seja terminal, web e do ambiente virtual.

A integração de redes de filiais para serviços de impressão e outros recursos de transferencia de arquivos é feita com o OpenVPN utiliza a biblioteca OpenSSL para prover criptografia entre os canais de controle de dados.

 

Independência de Sistema Operancial

É possível acessar o sistema praticamente de qualquer plataforma, desde o lançamento Windows Vista ao Symbiam para dispoisitivos móveis.

 

 
Ambiente Seguro Virtual Imprimir E-mail

Servidor baseado em VNC = Virtual Network Computing

 
SmartPhone Imprimir E-mail

Cliente em SmartPhone Symbian

 
Linux Imprimir E-mail

Cliente em Linux

 
Windows Seven Imprimir E-mail

Cliente em Windows Seven

 
Windows Vista Imprimir E-mail

Cliente em Windows Vista

 
Windows XP Imprimir E-mail

Cliente em Windows XP